Tags

Related Posts

Share This

Como é feito o exame de colposcopia?

Esse exame que permite a visualização da vagina e do colo do útero por meio de um colposcópio, um aparelho que possui lentes de aumento, facilitando essa visualização por parte do ginecologista, é feito da seguinte maneira: o espéculo vaginal é inserido na paciente para realizar o afastamento das paredes vaginais para que o colposcópio possa ser introduzido. Após a primeira visualização realizada pelo aparelho, um ácido chamado ácido acético é colocado na área a ser examinada para possibilitar que o médico a enxergue mais facilmente e detecte as células que não estão normais. Ao aplicar esse líquido na paciente, é bem provável que ela sinta uma leve queimação por conta do efeito do ácido na área que será analisada.

Esse procedimento é feito para determinar quais áreas do útero precisarão ser submetidas à biópsia, e isso fica diretamente condicionado ao tamanho, tipo e local onde essas células anormais se encontram. Depois dessa primeira etapa, uma substância a base de iodo chamada lugol é aplicada no local.

colposcopia rio de janeiro

Essa substância é capaz de fornecer mais informações ainda dessa área para que o médico consiga examina-la corretamente e determinar qual a doença que acomete a paciente e o tratamento correto para ela. Porém, se você for alérgica ao iodo, é necessário que você informe o médico sobre isso para que ele não execute essa etapa do exame, pois poderá te causar uma irritação ou reação alérgica mais séria.

A colposcopia é um exame que permite o diagnóstico de doenças que podem várias desde as mais simples, como pequenas inflamações no colo do útero, até outras mais complexas, como o HPV e lesões relacionadas com o surgimento do câncer de colo do útero. Tirando a parte que envolve a aplicação do ácido, esse exame não causa dor à paciente, exceto se for detectada a necessidade de uma biópsia. Porém, para realizar a biópsia, a paciente pode optar por tomar uma anestesia local e não sentir a dor do procedimento.

Vá ao ginecologista com frequência e realize todos os exames necessários para um acompanhamento correto da sua saúde para que você consiga prevenir essas doenças e ter uma vida mais saudável e procure uma clínica confiável para realizar a sua Colposcopia rj.